Batalha do Ameixial



Si el viajero dirige la mirada hacia el norte, puede imaginar Ameixial. La Batalha do Ameixial tuvo lugar el 8 de junio de 1663. Como todas las de la guerra restauradora nunca nos la contaron en los días de escuela. Al borde de la carretera, el viajero puede pararse para leer la leyenda que está escrita en el mármol del padrâo. Orgullo nacional, dicen.




Santa Vitória do Ameixial esta situada na grande planície histórica do Ameixial. Aí foi escrita uma das mais brilhantes páginas da História de Portugal.

Aqui foi travada a 8 de Junho de 1663 a Batalha do Ameixial entre D. Sancho Manuel, conde de Vila Flor, e o exército espanhol de D. João de Áustria. O nome da povoação evoca uma das mais importantes vitórias portuguesas de todos os tempos.



Para comemorar aquela grande e decisiva vitória foi, à beira da estrada, na base da chamada Serra Murada ou Outeiro dos Ataques, levantado um padrão (monumento nacional) de mármore branco, rematado pela coroa real, análogo aos das Linhas de Elvas e de Montes Claros.